O cotovelo é uma articulação fundamental para a mobilidade do braço e a realização de tarefas diárias, e a dor nesta área pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Vamos explorar as principais causas dessa dor e entender os tratamentos disponíveis.
Essa é a causa mais comum de dor no cotovelo, e uma das tendinites mais frequentes. Costuma ocorrer dor na parte externa do cotovelo e dificuldade para realizar movimentos com a mão. Também é conhecida como cotovelo do tenista. Normalmente é de tratamento não cirúrgico (saiba mais).
Dor na parte interna do cotovelo, que também pode causar dificuldade para realizar movimentos com a mão. Mais rara que a epicondilite lateral. Também conhecida como cotovelo do golfista. Normalmente é de tratamento não cirúrgico (saiba mais).
Nesse diagnóstico, a dor pode ou não estar presente, e o principal sintoma é a dificuldade em realizar movimentos com o cotovelo. Pode ocorrer secundariamente a fraturas, imobilização prolongada, artrose e lesão da cartilagem. Caso o tratamento conservador não surta efeito, pode ser necessária uma cirurgia de liberação do cotovelo (saiba mais).
A degeneração da cartilagem articular pode acometer qualquer uma das articulações do corpo, inclusive o cotovelo. Os sintomas costumam ser dor crônica e limitação progressiva dos movimentos. O tratamento costuma ser não cirúrgico, mas em alguns casos é necessário a realização de uma artroplastia do cotovelo (saiba mais).
O tendão do bíceps pode romper no cotovelo, em especial em esforços físicos abruptos. É uma lesão incapacitante que normalmente necessita o tratamento cirúrgico (saiba mais).
O cotovelo, assim como o ombro, possui uma bursa. Essa estrutura tem a função de facilitar o deslizamento tendíneo e quando inflamada gera a bursite. As principais causas dessa inflamação são traumas locais e reumatismos. Pode ocorrer aumento importante de volume na região posterior do cotovelo. Em algumas situações, uma punção é necessária. A cirurgia raramente é realizada (saiba mais).
Dor no cotovelo pode ser devido a epicondilite lateral, epicondilite medial, rigidez do cotovelo, artrose, lesão distal do bíceps, ou bursite olecraniana. Ao apresentar qualquer sintoma persistente na região, é necessário buscar ajuda médica especializada.
Repouso, compressas de gelo e medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar. Caso a dor persista, é necessário buscar orientação médica especializada.
Evite movimentos repetitivos ou que exerçam pressão excessiva no cotovelo, como levantar pesos ou realizar esportes sem o aquecimento adequado.
Se a dor é persistente, afeta a mobilidade ou é acompanhada por inchaço, é importante buscar avaliação médica.
Entender as causas da dor no cotovelo é o primeiro passo para um tratamento efetivo. As opções variam de intervenções conservadoras a procedimentos cirúrgicos, dependendo da condição subjacente. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a progressão das doenças do cotovelo.
Caso você necessite de um especialista para avaliar e indicar um tratamento para sua dor no cotovelo, estou pronto para te ajudar. Sou o Dr. Eduardo Malavolta, com ampla experiência em Ombro e Cotovelo, dedicado a proporcionar o melhor cuidado aos meus pacientes. Em minha atuação clínica e acadêmica, busco sempre os mais altos padrões de prática médica. Ofereço consultas e avaliações, incluindo atendimentos por telemedicina, e estou disponível para fornecer uma segunda opinião cirúrgica.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.