Artrose do cotovelo

O que é a artrose do cotovelo?

artrosedocotovelo01

A artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é a degeneração da superfície cartilaginosa de uma articulação. A articulação, que normalmente deve ser congruente, bem lubrificada e com as superfícies lisas, possibilitando movimentos suaves, torna-se doente e incongruente.

Quais os sintomas da artrose do cotovelo?

Os principais sintomas são dor e dificuldade para realizar os movimentos. Nos casos mais graves, a dor pode ser constante e não aliviar com medicamentos, e movimentos como levar a mão à boca podem ser impossíveis.

Quais os tipos de artrose do cotovelo?

Existem diversos tipos de artrose, sendo os principais:

- Artrose primária: mais comum após os 60 anos, e acometendo várias articulações

- Artrite reumatoide ou reumatismo: costuma acometer pacientes mais jovens

 - Artrite pós-traumática: ocorre após um trauma ou fratura.

Geralmente, o único exame necessário é a radiografia. Em algumas situações, a tomografia, ressonância ou ultrassom podem ser solicitados.

Como é o tratamento da artrose do cotovelo?

A artrose não tem cura, e todas as medidas empregadas visam evitar a progressão e aliviar os sintomas.

O tratamento inicial é o não-cirúrgico. Remédios para dor, como anti-inflamatórios e analgésicos, e fisioterapia são os métodos mais utilizados. Alguns pacientes tem melhora dos sintomas com os chamados condroprotetores, sendo os mais utiliizados são a condroitina e a glucosamina. Esses remédios tentam melhorar a qualidade da cartilagem. O tratamento não cirúrgico deve ser tentado por um mínimo de 3 a 6 meses.

artrosedocotovelo02

Quais os tipos possíveis de cirurgias?

Quando as medidas acima não surtem efeito, e a dor e limitação dos movimentos atrapalham muito as atividades do dia-a-dia, indica-se a cirurgia.

Eventualmente, quando a artrose é leve, pode ser feito o tratamento por artroscopia. Nos casos moderados ou graves, duas técnicas são possíveis: a atroplastia de interposição e a artroplastia com implante.

Na artroplastia de interposição é feito o recobrimento da cartilagem doente com um pedaço de fáscia, tecido que recobre o músculo, retirado do próprio paciente. O objetivo desse procedimento é tentar melhorar o deslizamento da articulação.

artrosedocotovelo03

Na artroplastia com implante a articulação doente é substituída por uma peça de metal, a artroplastia do cotovelo. A prótese tem dois componentes, um para o úmero e um para a ulna.

A escolha entre as duas técnicas leva em conta a idade e atividade do paciente e a gravidade da artrose. A prótese do cotovelo tem melhores resultados na dor, mas maior chance de complicações, principalmente de soltura. A prótese é indicada preferencialmente em pacientes acima de 65 anos e que não realizem trabalho braçal ou esporte.

Posted on March 25, 2015 .