Bursite olecraniana

O que é bursite olecraniana?

bursiteolecrano

Bursa é um tecido que existe em diversas articulações, como ombro, cotovelo, joelho e quadril, que tem como funções facilitar o deslizamento dos tendões. Eventualmente a bursa pode ficar inflamada e causar dor. Como no cotovelo ela fica sobre o olécrano, é chamada de bursite olecraniana.

O que causa a bursite olecraniana?

A bursa pode ficar inflamada devido a traumatismo local. Pode ser um macrotrauma, como nas quedas, ou microtraumas, como ficar apoiado sobre a ponta do cotovelo. Outras alterações, como reumatismo, gota e alterações ósseas podem facilitar o aparecimento desse problema.

Quais os sintomas?

Na fase aguda, um inchaço na ponta do cotovelo e vermelhidão local são os achados mais frequentes. A bursa fica com o consistência de uma bexiga cheia de água. Em geral o movimento do cotovelo não fica prejudicado. Ela pode regredir espontaneamente ou ficar crônica, mantendo o inchaço mas geralmente sem a vermelhidão. No caso da gota o processo costuma ser crônico, e a bursa fica endurecida, e não mole como na bursite típica.

Qual o tratamento da bursite olecraniana?

Evitar traumas locais é a medida mais importante. Na fase aguda, compressas frias ajudam e medicação para dor pode ser utilizada dependendo dos sintomas. Nos casos de haver alguma doença associada, como reumatismo ou gota, é importante o tratamento da mesma. Normalmente, a bursite regride sozinha. Caso isso não ocorra, e os sintomas incomodem o paciente, pode ser realizada uma punção para esvaziar a bursa. Cirurgia é indicada na minoria dos casos, quando as outras medidas não surtiram efeito, e consiste na ressecção da bursa.

Cuidados com o diagnóstico

Na fase aguda a principal dificuldade é diferenciar de uma infecção no cotovelo, que pode ter os mesmos sinais e sintomas. Infecções nessa região podem ser graves e levar a sequelas. Na presença de um quadro compatível com bursite, procure um médico para afastar a possibilidade de infecção.

Posted on March 24, 2015 .