O tratamento fisioterápico é uma etapa muito importante na recuperação dos problemas do ombro, tanto nos casos onde o tratamento cirúrgico não é indicado como no pós-operatório. A reabilitação deve ser sempre acompanhada por um profissional da área, e as informações contidas neste site tem o objetivo de fornecer conceitos gerais e auxiliar nos exercícios a serem feitos em casa.
A fisioterapia tem três tipos diferentes de abordagens, com indicações distintas, dependendo da doença apresentada e da fase em que ela se encontra. Além disso, cada tipo de cirurgia pode apresentar um protocolo de reabilitação diferente. Os três tipos de abordagem fisioterápica são a analgesia (alívio da dor), alongamento (ganho de movimento) e fortalecimento muscular.
Dependendo da situação, outros exercícios podem ser realizados, desde que liberados pelo médico e sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta.
São diversas as modalidades que visam diminuir a dor e controlar o processo inflamatório (ultrassom, TENS, infra-vermelho, gelo, calor,...). A analgesia é empregada nas fases inicias da reabilitação, quando a dor é muito intensa para permitir o alongamento e fortalecimento de maneira adequada, ou nos minutos iniciais de uma sessão, para permitir a movimentação da articulação com mais conforto. As formas mais simples de reproduzir essas medidas em casa são com as aplicações de frio (nos processos agudos, com poucos dias de duração) e calor (nos processos crônicos). As aplicações podem ser feitas de 3 a 5 vezes ao dia, por um tempo que varie de 15 a 30 minutos.
Para um ombro saudável e indolor é necessário um bom arco de movimento. Os exercícios de alongamento são divididos em ativos e passivos. Ativos são aqueles nos quais o próprio paciente realiza os exercícios, enquanto passivos quando o fisioterapeuta faz as manipulações. Os exercícios passivos costumam ser realizados numa fase mais precoce da reabilitação. Com o passar do tempo, passam a ser liberados os movimentos ativos. São necessários exercícios que trabalhem com todos os movimentos do ombro. Na figura abaixo podem ser observados 5 exercícios que podem ser realizados para o ganho de movimento: pendulares, elevação, abdução, rotação externa e rotação interna. Esses exercícios podem ser realizados 2 vezes por dia (manhã e noite), 10 repetições cada, mantendo o ombro no alongamento máximo possível por 10 segundos.
Os exercícios de fortalecimento devem ser iniciados apenas após o arco de movimento estar próximo do normal. Fazer fortalecimento sem um alongamento adequado pode piorar os sintomas e agravar os problemas do ombro. Os cinco exercícios básicos abordam o manguito rotador (rotação interna e externa) e o músculo deltoide (abdução, extensão e flexão). Eles podem ser realizados em casa, utilizando um elástico ou theraband. Os exercícios devem ser realizados em 3 a 4 séries de 10 a 20 repetições cada, de 1 a 2 vezes ao dia.
Dependendo da situação, outros exercícios podem ser realizados, desde que liberados pelo médico e sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta.
Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e
posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho
mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como
membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes.
Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.