Como especialista em ombro e cotovelo e professor na FMUSP, é um prazer apresentar nosso mais recente artigo intitulado
"Using Machine Learning to Predict Nonachievement of Clinically Significant Outcomes After Rotator Cuff Repair". Este estudo inovador explora como algoritmos de machine learning podem ser utilizados para prever a não obtenção de resultados clínicos significativos após a reparação cirúrgica do manguito rotador. Com mais de 20 anos de experiência na área, sempre busco maneiras de aprimorar o diagnóstico e o tratamento de problemas relacionados ao ombro, como a instabilidade do ombro e as lesões do manguito rotador.
O manguito rotador é uma estrutura fundamental para a mobilidade do ombro, e sua reparação muitas vezes é necessária após lesões. No entanto, nem todos os pacientes alcançam os resultados esperados após a cirurgia. Nosso objetivo foi determinar se os dados coletados antes da cirurgia poderiam prever a não obtenção da mínima diferença clinicamente importante (MCID) na recuperação funcional dois anos após a cirurgia.
Avaliamos 474 pacientes (500 ombros) que passaram por artroscopia do ombro entre janeiro de 2013 e abril de 2019. Utilizamos informações demográficas, clínicas e de imagem e aplicamos oito algoritmos de machine learning, incluindo random forest e LightGBM, para analisar esses dados. Os resultados mostraram que as AUCs (áreas sob a curva) variaram entre 0,58 e 0,68, indicando alguma capacidade preditiva para esses modelos, embora ainda abaixo do que se observa em outras pesquisas na literatura ortopédica. Isso evidencia a importância de continuar a pesquisa nesta área para que possamos aperfeiçoar os prognósticos e gerenciar melhor as expectativas dos pacientes em relação aos resultados cirúrgicos.
Se você apresenta sintomas relacionados a lesões do manguito rotador ou está considerando uma cirurgia, é fundamental consultar um especialista em ombro e cotovelo. Estou à disposição para consultas, e também ofereço avaliações por telemedicina e segunda opinião cirúrgica para garantir que você tenha acesso às melhores opções de tratamento.
Convido você a clicar no link abaixo para ler o artigo completo e se aprofundar no assunto. Ao combinarmos nossas experiências clínicas com novas tecnologias, estamos mais perto de proporcionar uma recuperação mais bem-sucedida e um melhor entendimento dos resultados cirúrgicos para nossos pacientes.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37868215/
Prof. Dr. Eduardo Malavolta, Referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.