Como Professor com foco em pesquisa científica,especialista em ombro e cotovelo, e é um prazer apresentar o artigo intitulado "Resultados Clínicos de Pacientes Submetidos a Reparação Artroscópica do Manguito Rotador e Abordagem do Tendão do Bíceps Braquial". Neste estudo, investigamos a relação entre a abordagem do tendão da cabeça longa do bíceps braquial (CLB) em cirurgias de reparo do manguito rotador e os resultados clínicos obtidos pelos pacientes. Lesões ou instabilidades da CLB são frequentemente observadas em mais de 35% dos reparos do manguito rotador, tornando-se essencial entender como diferentes técnicas cirúrgicas podem impactar a recuperação dos pacientes.
O nosso estudo foi realizado na clínica de
ombro e cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Este foi um estudo retrospectivo de coorte com uma amostra de 306 ombros de 289 pacientes, que foram divididos em três grupos com base no procedimento realizado na CLB: sem intervenção, tenotomia, e tenodese.
Avaliamos os resultados funcionais utilizando as escalas American Shoulder and Elbow Surgeons (ASES) e University of California Los Angeles (UCLA) aos 24 meses após a cirurgia. Nossos resultados mostraram que, ao analisar a escala ASES aos 24 meses, não houve diferenças significativas entre os grupos, já que os valores medianos foram: 90,0 para o grupo sem procedimento, 90,0 para o grupo de tenotomia e 94,4 para o grupo de tenodese (P = 0,566). Da mesma forma, a escala UCLA apresentou resultados semelhantes, com medianas de 33 para o grupo sem intervenção, 31 para o grupo de tenotomia e 33 para o grupo de tenodese (P = 0,054). Embora os grupos mostrassem diferenças nas avaliações funcionais pré-operatórias, notamos que não houve variação significativa entre os escores pós-operatórios em todos os grupos.
Portanto, a
conclusão do estudo indica que as abordagens de tenodeses ou tenotomias do LHBT, na amostra analisada, não influenciaram os resultados clínicos da reparação artroscópica do manguito rotador. Para pacientes que sofrem de lesões no
ombro, como instabilidade do ombro ou lesões do manguito rotador, é fundamental consultar um
ortopedista especialista em ombro e cotovelo. Estou à disposição para oferecer consultas e avaliações, e também realizo atendimentos por telemedicina, possibilitando a você receber uma segunda opinião cirúrgica. Convido você a clicar no link
do artigo para se aprofundar nos detalhes desta pesquisa e compreender melhor as implicações dos nossos achados para o tratamento de lesões no ombro.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35293936/
Prof. Dr. Eduardo Malavolta, Referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.