Plasma Rico em Plaquetas na Reparação do Manguito Rotador: Estudo Prospectivo Randomizado
Como especialista em ombro e cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, e Professor Livre-docente da FMUSP, meu objetivo é proporcionar a melhor orientação e tratamento para problemas relacionados ao ombro e ao cotovelo, como lesões do manguito rotador e instabilidade do ombro. Em nosso mais recente estudo, investigamos a eficácia do uso de plasma rico em plaquetas (PRP) em comparação com tratamento convencional na cirurgia artroscópica do manguito rotador.
Embora o PRP seja amplamente utilizado, a literatura científica ainda não mostrou de forma clara benefícios clínicos superiores. A hipótese deste estudo era de que o PRP promoveria melhores resultados funcionais e estruturais na reparação artroscópica do manguito rotador. Para isso, conduzimos um ensaio clínico randomizado, controlado e duplo-cego, envolvendo 54 pacientes com rupturas completas do tendão supraspinossitário, com retração menor que 3 cm.
Os pacientes foram divididos em dois grupos de 27: um grupo recebeu PRP preparado por aferese com trombina autóloga após a cirurgia, enquanto o outro grupo recebeu o tratamento padrão. Avaliamos os resultados utilizando as escalas UCLA e Constant, a escala visual analógica (VAS) para dor e ressonância magnética (RM) antes da cirurgia e aos 3, 6, 12 e 24 meses após a cirurgia. Ambos os grupos apresentaram melhora clínica significativa, mas os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo PRP e o grupo controle em relação às escalas de UCLA e Constant, e à VAS para dor. A única diferença relevante foi observada no escore UCLA aos 12 meses, onde o grupo PRP teve uma média um pouco superior.
Além disso, as taxas de relesão foram semelhantes entre os grupos. Em resumo, o PRP não proporcionou melhores resultados clínicos nem reduziu a taxa de relesão em comparação ao tratamento convencional ao longo de um período de 24 meses. Se você está considerando tratamentos para lesões no ombro ou cotovelo e gostaria de explorar opções como a artroscopia do ombro, recomendo procurar um especialista em ombro e cotovelo para uma avaliação detalhada. Ofereço consultas e avaliações, incluindo telemedicina, e estou disponível para fornecer uma segunda opinião cirúrgica, se necessário.
Clique no link para acessar o artigo completo e entender todos os detalhes desta pesquisa.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25086065/
Prof. Dr. Eduardo Malavolta, Referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo.