Como especialista em ombro e cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, e Professor Livre-docente da FMUSP, meu objetivo é proporcionar a melhor orientação e tratamento para problemas relacionados ao ombro e ao cotovelo, como lesões do manguito rotador e instabilidade do ombro. Em nosso mais recente estudo, investigamos a eficácia do uso de plasma rico em plaquetas (PRP) em comparação com tratamento convencional na cirurgia artroscópica do manguito rotador.
Embora o PRP seja amplamente utilizado, a literatura científica ainda não mostrou de forma clara benefícios clínicos superiores. A hipótese deste estudo era de que o PRP promoveria melhores resultados funcionais e estruturais na reparação artroscópica do manguito rotador. Para isso, conduzimos um ensaio clínico randomizado, controlado e duplo-cego, envolvendo 54 pacientes com rupturas completas do tendão supraspinossitário, com retração menor que 3 cm.
Os pacientes foram divididos em dois grupos de 27: um grupo recebeu PRP preparado por aferese com trombina autóloga após a cirurgia, enquanto o outro grupo recebeu o tratamento padrão. Avaliamos os resultados utilizando as escalas UCLA e Constant, a escala visual analógica (VAS) para dor e ressonância magnética (RM) antes da cirurgia e aos 3, 6, 12 e 24 meses após a cirurgia. Ambos os grupos apresentaram melhora clínica significativa, mas os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo PRP e o grupo controle em relação às escalas de UCLA e Constant, e à VAS para dor. A única diferença relevante foi observada no escore UCLA aos 12 meses, onde o grupo PRP teve uma média um pouco superior.
Além disso, as taxas de relesão foram semelhantes entre os grupos. Em resumo, o PRP não proporcionou melhores resultados clínicos nem reduziu a taxa de relesão em comparação ao tratamento convencional ao longo de um período de 24 meses. Se você está considerando tratamentos para lesões no ombro ou cotovelo e gostaria de explorar opções como a artroscopia do ombro, recomendo procurar um especialista em ombro e cotovelo para uma avaliação detalhada. Ofereço consultas e avaliações, incluindo telemedicina, e estou disponível para fornecer uma segunda opinião cirúrgica, se necessário.
Clique no link para acessar o artigo completo e entender todos os detalhes desta pesquisa.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25086065/
Prof. Dr. Eduardo Malavolta, Referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.