Plasma Rico em Plaquetas nas Reparações Artroscópicas de Lesões Completas do Manguito Rotador
Como Professor e especialista em ombro e cotovelo, compartilho os resultados de um estudo recente focado na eficácia do uso de plasma rico em plaquetas (PRP) em associação com a reparação artroscópica do manguito rotador.
O objetivo principal deste estudo foi avaliar os resultados funcionais do ombro e a taxa de reincidência de rotura após a cirurgia artroscópica do manguito rotador, quando potencializada com PRP. A pesquisa incluiu uma série de casos prospectivos, com reparo artroscópico de fileira única do manguito rotador, especificamente para rupturas isoladas do músculo supraespinal com retração de menos de 3 cm. O PRP utilizado foi obtido por aferese e aplicado na forma líquida ativada, com a adição de trombina autóloga. Os pacientes foram avaliados após 12 meses do procedimento cirúrgico utilizando as escalas de Constant-Murley, UCLA e VAS para avaliar a função e o nível de dor, além da taxa de reincidência de rotura sendo verificada por meio de ressonância magnética (MRI).
Os resultados mostraram uma melhora significativa na função do ombro, com a pontuação média na escala de Constant-Murley aumentando de 45,64 ± 12,29 antes da operação para 80,78 ± 13,22 após a cirurgia (p < 0,001). Da mesma forma, a pontuação UCLA subiu de 13,78 ± 5,66 para 31,43 ± 3,9 (p < 0,001), e o nível de dor dos pacientes diminuiu consideravelmente, passando de uma mediana de 7,5 para 0,5 na escala VAS (p = 0,0013). Importante ressaltar que nenhum dos pacientes apresentou rotura completa após a cirurgia. Contudo, três pacientes (21,4%) mostraram rotura parcial, e apenas um paciente desenvolveu complicações (capsulite adesiva).
Em conclusão, a aplicação de PRP no reparo artroscópico do manguito rotador demonstrou uma melhora funcional significativa e uma taxa de reincidência de rotura muito baixa. Para uma análise detalhada dos resultados e para compreender melhor as implicações deste estudo, convido você a clicar no link do artigo publicado e ler o estudo completo. Caso você esteja enfrentando problemas relacionados ao manguito rotador, instabilidade do ombro, ou qualquer outro problema no ombro e cotovelo, estou disponível para consultas e avaliações, inclusive por telemedicina. Também ofereço segunda opinião cirúrgica para casos complexos. Não hesite em procurar um especialista em ombro e cotovelo para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27047894/
Prof. Dr. Eduardo Malavolta, Referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo.