Como Professor e especialista em ombro e cotovelo, compartilho os resultados de um estudo recente focado na eficácia do uso de plasma rico em plaquetas (PRP) em associação com a reparação artroscópica do manguito rotador.
O objetivo principal deste estudo foi avaliar os resultados funcionais do ombro e a taxa de reincidência de rotura após a cirurgia artroscópica do manguito rotador, quando potencializada com PRP. A pesquisa incluiu uma série de casos prospectivos, com reparo artroscópico de fileira única do manguito rotador, especificamente para rupturas isoladas do músculo supraespinal com retração de menos de 3 cm. O PRP utilizado foi obtido por aferese e aplicado na forma líquida ativada, com a adição de trombina autóloga. Os pacientes foram avaliados após 12 meses do procedimento cirúrgico utilizando as escalas de Constant-Murley, UCLA e VAS para avaliar a função e o nível de dor, além da taxa de reincidência de rotura sendo verificada por meio de ressonância magnética (MRI).
Os resultados mostraram uma melhora significativa na função do ombro, com a pontuação média na escala de Constant-Murley aumentando de 45,64 ± 12,29 antes da operação para 80,78 ± 13,22 após a cirurgia (p < 0,001). Da mesma forma, a pontuação UCLA subiu de 13,78 ± 5,66 para 31,43 ± 3,9 (p < 0,001), e o nível de dor dos pacientes diminuiu consideravelmente, passando de uma mediana de 7,5 para 0,5 na escala VAS (p = 0,0013). Importante ressaltar que nenhum dos pacientes apresentou rotura completa após a cirurgia. Contudo, três pacientes (21,4%) mostraram rotura parcial, e apenas um paciente desenvolveu complicações (capsulite adesiva).
Em conclusão, a aplicação de PRP no reparo artroscópico do manguito rotador demonstrou uma melhora funcional significativa e uma taxa de reincidência de rotura muito baixa. Para uma análise detalhada dos resultados e para compreender melhor as implicações deste estudo, convido você a clicar no link do artigo publicado e ler o estudo completo. Caso você esteja enfrentando problemas relacionados ao manguito rotador, instabilidade do ombro, ou qualquer outro problema no ombro e cotovelo, estou disponível para consultas e avaliações, inclusive por telemedicina. Também ofereço segunda opinião cirúrgica para casos complexos. Não hesite em procurar um especialista em ombro e cotovelo para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27047894/
Prof. Dr. Eduardo Malavolta, Referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.