Dor no cotovelo: Conheça as principais causas

Dr. Eduardo Malavolta • nov. 03, 2023

O cotovelo é uma articulação fundamental para a mobilidade do braço e a realização de tarefas diárias, e a dor nesta área pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Vamos explorar as principais causas dessa dor e entender os tratamentos disponíveis.


Epicondilite lateral

Essa é a causa mais comum de dor no cotovelo, e uma das tendinites mais frequentes. Costuma ocorrer dor na parte externa do cotovelo e dificuldade para realizar movimentos com a mão. Também é conhecida como cotovelo do tenista. Normalmente é de tratamento não cirúrgico (saiba mais).


Epicondilite medial

Dor na parte interna do cotovelo, que também pode causar dificuldade para realizar movimentos com a mão. Mais rara que a epicondilite lateral. Também conhecida como cotovelo do golfista. Normalmente é de tratamento não cirúrgico (saiba mais).


Rigidez do cotovelo

Nesse diagnóstico, a dor pode ou não estar presente, e o principal sintoma é a dificuldade em realizar movimentos com o cotovelo. Pode ocorrer secundariamente a fraturas, imobilização prolongada, artrose e lesão da cartilagem. Caso o tratamento conservador não surta efeito, pode ser necessária uma cirurgia de liberação do cotovelo (saiba mais).


Artrose do cotovelo, ou artrite

A degeneração da cartilagem articular pode acometer qualquer uma das articulações do corpo, inclusive o cotovelo. Os sintomas costumam ser dor crônica e limitação progressiva dos movimentos. O tratamento costuma ser não cirúrgico, mas em alguns casos é necessário a realização de uma artroplastia do cotovelo (saiba mais).


Lesão distal do bíceps

O tendão do bíceps pode romper no cotovelo, em especial em esforços físicos abruptos. É uma lesão incapacitante que normalmente necessita o tratamento cirúrgico (saiba mais).


Bursite olecraniana

O cotovelo, assim como o ombro, possui uma bursa. Essa estrutura tem a função de facilitar o deslizamento tendíneo e quando inflamada gera a bursite. As principais causas dessa inflamação são traumas locais e reumatismos. Pode ocorrer aumento importante de volume na região posterior do cotovelo. Em algumas situações, uma punção é necessária. A cirurgia raramente é realizada (saiba mais).


Dúvidas Comuns Sobre a Dor no Cotovelo


O que pode causar a dor no cotovelo?

Dor no cotovelo pode ser devido a epicondilite lateral, epicondilite medial, rigidez do cotovelo, artrose, lesão distal do bíceps, ou bursite olecraniana. Ao apresentar qualquer sintoma persistente na região, é necessário buscar ajuda médica especializada.


Como posso aliviar a dor no cotovelo?

Repouso, compressas de gelo e medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar. Caso a dor persista, é necessário buscar orientação médica especializada.


Quais atividades devo evitar se tenho dor no cotovelo?

Evite movimentos repetitivos ou que exerçam pressão excessiva no cotovelo, como levantar pesos ou realizar esportes sem o aquecimento adequado.


Quando devo procurar um médico para dor no cotovelo?

Se a dor é persistente, afeta a mobilidade ou é acompanhada por inchaço, é importante buscar avaliação médica.


Conclusão

Entender as causas da dor no cotovelo é o primeiro passo para um tratamento efetivo. As opções variam de intervenções conservadoras a procedimentos cirúrgicos, dependendo da condição subjacente. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a progressão das doenças do cotovelo.


Conheça o Dr. Eduardo Malavolta

Caso você necessite de um especialista para avaliar e indicar um tratamento para sua dor no cotovelo, estou pronto para te ajudar. Sou o Dr. Eduardo Malavolta, com ampla experiência em Ombro e Cotovelo, dedicado a proporcionar o melhor cuidado aos meus pacientes. Em minha atuação clínica e acadêmica, busco sempre os mais altos padrões de prática médica. Visite meu site para mais informações e para agendar uma consulta.



Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Dor no ombro
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no ombro e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Mais Posts
Share by: