Dor no cotovelo: principais causas

A dor no cotovelo, embora menos frequente que no ombro, pode ser bastante incapacitante. As principais causas de dor no cotovelo são:

Epicondilite lateral:

Essa é causa mais comum de dor no cotovelo, e uma das tendinites mais frequentes. Costuma ocorrer dor na parte externa do cotovelo e dificuldade para realizar movimentos com a mão. Também é conhecida como cotovelo do tenista. Normalmente é de tratamento não cirúrgico (saiba mais).

Epicondilite medial:

Dor na parte interna do cotovelo, que também pode causar dificuldade para realizar movimentos com a mão. Mais rara que a epicondilite lateral. Também conhecida como cotovelo do golfista. Normalmente é de tratamento não cirúrgico (saiba mais).

Rigidez do cotovelo:

Nesse diagnóstico, a dor pode ou não estar presente, e o principal sintoma é a dificuldade em realizar movimentos com o cotovelo. Pode ocorrer secundariamente a fraturas, imobilização prolongada, artrose e lesão da cartilagem. Caso o tratamento conservador não surta efeito, pode ser necessária uma cirurgia de liberação do cotovelo (saiba mais).

Artrose do cotovelo, ou osteoartrose:

A degeneração da cartilagem articular pode acometer qualquer uma das articulações do corpo, inclusive o cotovelo. Os sintomas costumam ser dor crônica e limitação progressiva dos movimentos. O tratamento costuma ser não cirúrgico, mas em alguns casos é necessário a realização de uma artroplastia do cotovelo (saiba mais).

Lesão distal do bíceps:

O tendão do bíceps pode romper no cotovelo, em especial em esforços físicos abruptos. É uma lesão incapacitante que normalmente necessita o tratamento cirúrgico (saiba mais).

Bursite olecraniana:

O cotovelo, assim como o ombro, possui uma bursa. Essa estrutura tem a função de facilitar o deslizamento tendíneo e quando inflamada gera a bursite. As principais causas dessa inflamação são traumas locais e reumatismos. Pode ocorrer aumento importante de volume na região posterior do cotovelo. Em algumas situações, uma punção é necessária. A cirurgia raramente é realizada (saiba mais).

 

Posted on March 24, 2016 .