Tendinite calcária

O que é a tendinite calcária?

tendinitecalcaria01

Tendinite calcária é um tipo especial de tendinite que acomete o manguito rotador. Nessa doença, forma-se um depósito de cálcio no interior do tendão. Não se sabe exatamente o que causa essa doença, mas sabe-se que muitas vezes o depósito de cálcio não causa sintomas, e na maioria das vezes o corpo reabsorve o cálcio espontaneamente. Porém, em algumas situações, ela pode ser fonte de dor no ombro.

Como é feito o diagnóstico da tendinite calcária?

O diagnóstico e o acompanhamento são feitos com radiografias do ombro. Ultrassom ou ressonância podem ajudar em algumas situações.

Quais as fases da tendinite calcária?

Na fase de formação, a calcificação é densa e o paciente muitas vezes assintomático. Na fase de reabsorção, a calcificação torna-se menos densa, com aspecto enevoado. Nessa fase os sintomas costumam ser mais intensos. Depois, o ombro costuma evoluir para a cura, com o desaparecimento da calcificação.

tendinitecalcaria02

Qual o tratamento da tendinite calcária?

A tendinite calcária geralmente é tratada sem a necessidade de cirurgia, e normalmente evolui para a cura. O tratamento consiste em medicações e fisioterapia, além de evitar atividades esportivas e no trabalho que causem piora da dor. As medicações, dependendo da intensidade dos sintomas, podem ser por via oral, injeções intra-musculares ou  infiltrações. A fisioterapia geralmente contempla medidas de alívio da dor, alongamento da cápsula articular e fortalecimento do manguito rotador.

Quando é necessária a cirurgia?

Quando a dor não melhora apesar do tratamento com remédios e fisioterapia, é indicada a cirurgia para retirada dos depósitos de cálcio. Essa retirada pode ser realizada através de punção, também chamada de barbotagem, ou sob visão direta, utilizando a artroscopia. Após a cirurgia, a necessidade do uso da tipoia vai variar de 2 a 6 semanas, dependendo do quanto o tendão estiver acometido. Após esse período, é feita fisioterapia para ganho dos movimentos e fortalecimento. 

tendinitecalcaria03
Posted on February 3, 2013 .