Tendinite calcária é um tipo especial de tendinite que acomete o manguito rotador. Nessa doença, forma-se um depósito de cálcio no interior do tendão. Não se sabe exatamente o que causa essa doença, mas sabe-se que muitas vezes o depósito de cálcio não causa sintomas, e na maioria das vezes o corpo reabsorve o cálcio espontaneamente. Porém, em algumas situações, ela pode ser fonte de dor no ombro.
O diagnóstico e o acompanhamento são feitos com radiografias do ombro. Ultrassom ou ressonância podem ajudar em algumas situações.
O sintoma principal da tendinite calcária é a dor no ombro, que piora nos movimentos de elevação do braço. Estes sintomas podem ser leves, nos casos crônicos, ou se apresentar como uma dor muito forte, associada a limitação de movimentos, nos casos agudos.
Na fase de formação, a calcificação é densa e o paciente muitas vezes assintomático. Na fase de reabsorção, a calcificação torna-se menos densa, com aspecto enevoado. Nessa fase os sintomas costumam ser mais intensos. Depois, o ombro costuma evoluir para a cura, com o desaparecimento da calcificação.
A tendinite calcária geralmente é tratada sem a necessidade de cirurgia, e normalmente evolui para a cura. O tratamento consiste em medicações e fisioterapia, além de evitar atividades esportivas e no trabalho que causem piora da dor. As medicações, dependendo da intensidade dos sintomas, podem ser por via oral, injeções intramusculares ou infiltrações. A fisioterapia geralmente contempla medidas de alívio da dor, alongamento da cápsula articular e fortalecimento do manguito rotador.
Quando a dor não melhora apesar do tratamento com remédios e fisioterapia, é indicada a cirurgia para retirada dos depósitos de cálcio. Essa retirada pode ser realizada através de punção, também chamada de barbotagem, ou sob visão direta, utilizando a artroscopia. Após a cirurgia, a necessidade do uso da tipoia vai variar de 2 a 6 semanas, dependendo do quanto o tendão estiver acometido. Após esse período, é feita fisioterapia para ganho dos movimentos e fortalecimento.
Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e
posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho
mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como
membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes.
Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.