Lesão SLAP

Tratamento para lesão SLAP em são paulo


O que é lesão SLAP?

O lábio glenoidal, ou labrum, é uma estrutura que fica situada na borda da glenoide, aumentando sua profundidade e melhorando a estabilidade da articulação. O lábio glenoidal é local de inserção dos ligamentos do ombro, nas porções anterior, inferior e posterior, e do bíceps, na porção superior. O termo lesão SLAP é originado de uma sigla em inglês, Superior Labrum Anterior to Posterior Lesion, ou seja, Lesão do Lábio Superior de Anterior para Posterior. A lesão SLAP representa um descolamento da porção superior do lábio, local onde se insere o tendão do bíceps.

Identificando os sintomas da lesão SLAP

O principal sintoma é a dor, e frequentemente está relacionado com atividades esportivas que sobrecarregam o membro superior, como musculação, vôlei, arremesso de peso.

Agende uma consulta

Tipos de lesão SLAP

A lesão SLAP é classificada em 4 tipos, dependendo do grau de destacamento e do acometimento do bíceps.

  • Tipo I:  o lábio glenoidal está degenerado, mas o bíceps continua inserido;
  • Tipo II: o lábio glenoidal, juntamente com o bíceps, está desinserido;
  • Tipo III: o lábio glenoidal está rompido, formando uma alça que invade a articulação, chamada de alça de balde;
  • Tipo IV: o lábio está desinserido e existe um rompimento do bíceps.

Como é feito o diagnóstico da lesão SLAP?

O exame mais utilizado é a ressonância magnética. O uso de contraste intra-articular, ou artro-ressonância magnética, é utilizado nos casos em que persista a dúvida diagnóstica.

Como se trata a lesão SLAP?

O tratamento inicial é o não cirúrgico, com alongamento e fortalecimento. Quando a dor persiste após um período de 3 a 6 meses, indica-se o tratamento cirúrgico. Dois procedimentos podem ser realizados. A artroscopia para reinserção do lábio junto à glenoide é preferível nos pacientes jovens e com bíceps íntegro. Nos pacientes com lesão do bíceps ou com lábio muito lesado realiza-se a tenodese do bíceps, no qual corta-se o tendão do bíceps e realiza-se a fixação dele junto ao úmero. Após a cirurgia, normalmente é necessária a utilização de tipoia por 1 mês, seguido de fisioterapia para ganho de movimento. O retorno aos esportes costuma ocorrer apenas após os 4 meses da cirurgia.

Agende uma consulta

A lesão SLAP pode levar a complicações?

Através do descolamento do lábio, pode se formar um caminho por onde vaza o líquido articular, ou líquido sinovial. Isso pode levar à formação de um cisto, chamado de cisto paralabral. Os cistos normalmente são assintomáticos, mas em algumas situações eles podem comprimir nervos e levar a dor e diminuição de força. Quando existe essa compressão, é necessário esvaziar o cisto e reparar a lesão SLAP.

Agende uma consulta

Médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo


Dr. Eduardo Malavolta

CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138

Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes. Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.

Saiba mais

Conteúdo Relacionado

CONTINUE LENDO

Dor no Cotovelo
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no cotovelo e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Share by: