A fratura da extremidade proximal do úmero é uma das fraturas mais comuns. Ela ocorre mais frequentemente em idosos do sexo feminino, e está relacionada à osteoporose. Ocorre geralmente após quedas ao solo.
O paciente com fratura proximal do úmero tem dor, e dificuldade ou incapacidade para movimentar o ombro. Após alguns dias, a equimose (mancha roxa) costuma aparecer no ombro e braço.
O paciente costuma reclamar de dor e dificuldade para movimentar o ombro. Equimose grande pode aparecer no braço, geralmente após alguns dias. Radiografias e tomografia computadorizada são os exames mais utilizados. Quanto mais fragmentada e desviada a fratura, mais grave ela é.
Quando o desvio entre os fragmentos é grande, é indicado o tratamento cirúrgico. Na maioria das vezes, é realizada a fixação com placa e parafusos. Em algumas situações é necessária a realização de uma artroplastia, em especial quando a fragmentação é muito importante, dificultando a fixação com os parafusos.
Após a cirurgia, é iniciada a fisioterapia o mais rapidamente possível. Isso vai depender de quão firme ficou a fixação, da gravidade da lesão e da sintomatologia do paciente. Tipoia é mantida por cerca de 1 mês.
Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e
posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho
mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como
membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes.
Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.
Médico ortopedista referência no ensino e pesquisa em Ombro e Cotovelo, com mais de 20 anos de experiência clínica e cirúrgica, atua como professor e pesquisador na FMUSP e realiza consultas particulares ou via reembolso.
Obrigado pelo interesse.
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Houve um erro. Tente enviar novamente mais tarde.
Rua Haddock Lobo, 131, Cj. 1509
Cerqueira César, São Paulo - SP
(11) 3151-2825 | (11) 3151-2634 | (11) 99707-3810
WhatsApp: (11) 99866-0823
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Malavolta CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138 • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.