Fratura do Olécrano

Tratamento para fratura do olécrano em são paulo


O que é fratura do olécrano?

O olécrano é uma parte da ulna, um dos ossos do antebraço. Ele se articula com o úmero no cotovelo. As fraturas desse local costumam ocorrer após queda sobre a mão ou traumas diretos sobre o cotovelo.

Quais os sintomas de uma fratura do olécrano?

O paciente com fratura do olécrano tem dor no cotovelo e dificuldade ou incapacidade para movimentar a articulação. Apresenta ainda diminuição da força para esticar o cotovelo.

Agende uma consulta

Como é feito o diagnóstico?

A radiografia é suficiente na maioria das vezes. Em algumas situações a tomografia é solicitada, para detectar fraturas com mínimo desvio ou incompletas, ou ainda para planejar melhor o tratamento cirúrgico.

Como é o tratamento da fratura do olécrano?

Nos casos onde não existe desvio, pode ser feito o tratamento conservador. Nessa situação, costuma-se imobilizar o cotovelo com uma tala gessada por cerca de 1 mês, e após esse período realiza-se fisioterapia. Nos casos com desvio, é indicada a cirurgia.

Como é feita a cirurgia das fraturas do olécrano?

Os dois métodos mais utilizados são a banda de tensão ou a fixação com placas e parafusos. Nas fraturas mais simples, os dois métodos podem ser utilizados. Nos casos mais graves, é necessária a utilização de placa e parafusos. Após a cirurgia, a fisioterapia é iniciada o mais precocemente possível, para evitar rigidez do cotovelo.

Agende uma consulta

Médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo


Dr. Eduardo Malavolta

CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138

Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes. Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.

Saiba mais

Conteúdo Relacionado

CONTINUE LENDO

Dor no Cotovelo
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no cotovelo e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Share by: