Capsulite adesiva

capsulite01

O que é a capsulite adesiva?

A capsulite adesiva, ou ombro congelado, é uma inflamação da cápsula articular, o tecido que reveste a articulação do ombro. Apresenta incidência aumentada em pacientes com diabetes, problemas da tireoide, convulsões ou que usaram imobilização por tempo prolongado.

Como é a evolução da capsulite adesiva?

Esta doença apresenta um curso auto-limitado, ou seja, evolui após um período para a cura, na maioria das vezes. O tempo entre o surgimento dos primeiros sintomas e a resolução total do quadro pode durar até 2 anos.

Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Na fase inicial, dor costuma ser o único sintoma. Com o passar do tempo, a dor diminui e surge a limitação dos movimentos. Nesta fase, torna-se difícil alcançar as costas ou levar a mão à cabeça. Na terceira fase, os movimentos voltam progressivamente ao normal.

Como é feito o diagnóstico da capsulite adesiva?

Uma simples radiografia e o exame clínico são suficientes para o diagnóstico na maioria das vezes. Ressonância magnética e ultrassom são úteis para afastar lesões associadas. Nas fases iniciais da doença, onde só existe a dor e não ocorre limitação dos movimentos, erros no diagnóstico são frequentes, já que o quadro clínico é semelhante ao da bursite, tendinite e síndrome do impacto.

Qual o tratamento da capsulite adesiva?

O tratamento sem cirurgia é eficiente na maioria das vezes, consistindo em fisioterapia (para alívio da dor e ganho dos movimentos) e medicação (injetáveis ou por boca). Entretanto, o tempo necessário até ocorrer melhora completa costuma ser bastante longo.  Operar o ombro na fase ativa da doença (antes do início da fase de descongelamento) pode piorar em muito os sintomas. Na figura abaixo podem ser observados 5 exercícios que podem ser realizados para o ganho de movimento: pendulares, elevaçãoabdução, rotação externa e rotação interna. Esses exercícios podem ser realizados 2 vezes por dia (manhã e noite), 10 repetições cada, mantendo o ombro no alongamento máximo possível por 10 segundos.

Exercícios utilizados para o ganho de movimento nos casos de capsulite adesiva

Exercícios utilizados para o ganho de movimento nos casos de capsulite adesiva

Como é a cirurgia para capsulite adesiva?

Em alguns casos é necessário fazer o tratamento cirúrgico. É realizada uma artroscopia para liberação da cápsula articular e manipulação sob anestesia. A cirurgia é indicada apenas quando o tratamento com fisioterapia não teve efeito. Após a cirurgia, muita fisioterapia é necessária, para evitar o retorno da rigidez.

capsulitetratamento
Posted on February 3, 2013 .