Ombro Congelado (Capsulite Adesiva)

Tratamento para ombro congelado em são paulo


O que é capsulite adesiva?

A capsulite adesiva, ou ombro congelado, é uma inflamação da cápsula articular, o tecido que reveste a articulação do ombro. Apresenta incidência aumentada em pacientes com diabetes, problemas da tireoide, convulsões ou que usaram imobilização por tempo prolongado.

Identificando os sintomas do ombro congelado ou capsulite adesiva

A capsulite adesiva é caracterizada por dor no ombro e limitações dos movimentos desta articulação. A depender da fase da doença, ocorre predomínio de um desses dois sintomas.

Agende uma consulta

Como é a evolução da capsulite adesiva?

Esta doença apresenta um curso auto-limitado, ou seja, evolui após um período para a cura, na maioria das vezes. O tempo entre o surgimento dos primeiros sintomas e a resolução total do quadro pode durar até 2 anos.


Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Na fase inicial, a dor costuma ser o único sintoma. Com o passar do tempo, a dor diminui e surge a limitação dos movimentos. Nesta fase, torna-se difícil alcançar as costas ou levar a mão à cabeça. Na terceira fase, os movimentos voltam progressivamente ao normal.

Como é feito o diagnóstico da capsulite adesiva?

Uma simples radiografia e o exame clínico são suficientes para o diagnóstico na maioria das vezes. Ressonância magnética e ultrassom são úteis para afastar lesões associadas. Nas fases iniciais da doença, onde só existe a dor e não ocorre limitação dos movimentos, erros no diagnóstico são frequentes, já que o quadro clínico é semelhante ao da bursite, tendinite e síndrome do impacto.

Agende uma consulta

Qual o tratamento da capsulite adesiva?

O tratamento sem cirurgia é eficiente na maioria das vezes, consistindo em fisioterapia (para alívio da dor e ganho dos movimentos) e medicações (injetáveis ou por boca). Entretanto, o tempo necessário até ocorrer melhora completa costuma ser bastante longo. Na figura abaixo podem ser observados 5 exercícios que podem ser realizados para o ganho de movimento: pendulares, elevação, abdução, rotação externa e rotação interna. Esses exercícios podem ser realizados 2 vezes por dia (manhã e noite), 10 repetições cada, mantendo o ombro no alongamento máximo possível por 10 segundos.

Quando os sintomas não melhoram com o tratamento fisioterápico, ou quando a dor ou a limitação estão muito intensas, pode ser realizado um procedimento que consiste em infiltração articular seguido de manipulação do ombro, sob sedação. Esta opção de tratamento leva a ganho rápido de movimento e alívio da dor.

Agende uma consulta

Como é a cirurgia para capsulite adesiva?

Em alguns casos é necessário fazer o tratamento cirúrgico. É realizada uma artroscopia para liberação da cápsula articular e manipulação sob anestesia. A cirurgia é indicada apenas quando o tratamento com fisioterapia não teve efeito. Após a cirurgia, muita fisioterapia é necessária, para evitar o retorno da rigidez.

Agende uma consulta

Médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo


Dr. Eduardo Malavolta

CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138

Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes. Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.

Saiba mais

Conteúdo Relacionado

CONTINUE LENDO

Dor no Cotovelo
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no cotovelo e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Share by: