Orientações para a cirurgia

Antes da cirurgia

Jejum:

Você deve permanecer em jejum completo (não ingerir sólidos ou líquidos) por 8 horas antes do procedimento cirúrgico. Os medicamentos de uso contínuo (para pressão alta ou diabetes, por exemplo) devem ser tomados com uma quantidade mínima de água. Caso você tome remédios que alterem a coagulação do sangue (AAS, Marevan, Gingko Biloba) informe o seu médico. Esses medicamentos precisam ser interrompidos antes da cirurgia.

Internação:

Você deve se apresentar ao setor de internação do hospital com pelo menos 2 horas de antecedência em relação à hora da cirurgia.

Exames e avaliação clínica:

Leve todos os exames realizados (exames de sangue, radiografias, tomografia, ressonância). Quando tiver sido solicitado avaliação com cardiologista ou outro médico, ela também deve ser levada. Isso é muito importante para a equipe cirúrgica e anestésica.

Tipoia:

Após a maioria das cirurgias realizadas no ombro ou no cotovelo, é necessário o uso de uma tipoia. Nem todos os hospitais fornecem esse item ao paciente. Portanto, se informe sobre isso e, se necessário, leve sua tipoia.

Depois da cirurgia

Medicação:

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente. Para dor, utilize somente os remédios orientados no momento da alta.

Alimentação:

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.

Curativo:

No caso de artroscopias, é recomendável que o curativo permaneça coberto por 5 a 7 dias, e nas cirurgias abertas, de 7 a 14 dias. Enquanto permanecer com o curativo fechado, cubra o mesmo com um filme plástico antes de entrar no banho (se ele for impermeável, isso não é necessário). Caso o curativo molhe ou descole durante o banho, troque por um novo, utilizando gaze e micropore. Após a retirada do curativo, a área deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, e seca após com uma toalha limpa. A cicatriz não deve ser exposta ao sol.

Tipoia:

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas. Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir. A tipoia pode ser retirada somente para o banho, e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa. Dependendo da cirurgia, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo.

Atividades gerais:

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipóia, mesmo que o carro tenha câmbio automático. O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 dias para a maioria dos pacientes.

Evite dormir sobre o ombro operado.

 

 

Posted on February 3, 2013 .