Orientações para Cirurgia

orientações para o paciente

Antes da cirurgia

Jejum

Você deve permanecer em jejum completo (não ingerir sólidos ou líquidos) por 8 horas antes do procedimento cirúrgico. Os medicamentos de uso contínuo (para pressão alta ou diabetes, por exemplo) devem ser tomados com uma quantidade mínima de água. Caso você tome remédios que alterem a coagulação do sangue (AAS, Marevan, Gingko Biloba) informe o seu médico. Esses medicamentos precisam ser interrompidos antes da cirurgia.


Internação

Você deve se apresentar ao setor de internação do hospital com pelo menos 2 horas de antecedência em relação à hora da cirurgia.


Exames e avaliação clínica

Leve todos os exames realizados (exames de sangue, radiografias, tomografia, ressonância). Quando tiver sido solicitado avaliação com cardiologista ou outro médico, ela também deve ser levada. Isso é muito importante para a equipe cirúrgica e anestésica.


Tipoia

Após a maioria das cirurgias realizadas no ombro ou no cotovelo, é necessário o uso de uma tipoia. Nem todos os hospitais fornecem esse item ao paciente. Portanto, se informe sobre isso e, se necessário, leve sua tipoia.

Agende uma consulta

Depois da cirurgia

Medicação

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente. Para dor, utilize somente os remédios orientados no momento da alta.


Alimentação

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.


Curativo

No caso de artroscopias, é recomendável que o curativo permaneça coberto por 5 a 7 dias, e nas cirurgias abertas, de 7 a 14 dias. Enquanto permanecer com o curativo fechado, cubra o mesmo com um filme plástico antes de entrar no banho (se ele for impermeável, isso não é necessário). Caso o curativo molhe ou descole durante o banho, troque por um novo, utilizando gaze e micropore. Após a retirada do curativo, a área deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, e seca após com uma toalha limpa. A cicatriz não deve ser exposta ao sol.


Tipoia

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas. Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir. A tipoia pode ser retirada somente para o banho, e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa. Dependendo da cirurgia, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo.


Atividades gerais

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipoia, mesmo que o carro tenha câmbio automático. O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 dias para a maioria dos pacientes.


Evite dormir sobre o ombro operado.

Médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo


Dr. Eduardo Malavolta

CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138

Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes. Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.

Saiba mais

Conteúdo Relacionado

CONTINUE LENDO

Dor no Cotovelo
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no cotovelo e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Share by: