Dor no ombro: Conheça as principais causas

Dr. Eduardo Malavolta • nov. 03, 2023

A dor no ombro é a terceira maior causa de procura por consulta com ortopedistas, perdendo em frequência apenas para a dor lombar e no joelho. Além da dor, queixas como limitação dos movimentos e dificuldade para realizar as atividades de trabalho ou lazer são comuns.


Várias doenças podem causar dor no ombro, e o tratamento varia entre elas.
É importante fazer um diagnóstico preciso, baseado na história clínica, exame físico e exames de imagem é imprescindível. Saiba mais.


Causas mais comuns de dor no ombro


A causa mais comum de dor no ombro são as
afecções do manguito rotador. O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões que recobrem a cabeça do úmero e são responsáveis pelos movimentos do ombro. Elas podem ser divididas em:


Bursites e tendinites:

Existe apenas inflamação local, sem rompimento dos tendões. As estruturas inflamadas podem ser a bursa (tecido que recobre os tendões facilitando seu deslizamento), os tendões, ou mais frequentemente, ambas. O tratamento costuma ser não cirúrgico (saiba mais).


Lesão do manguito rotador:

Os tendões apresentam algum grau de ruptura, que pode ser parcial ou completa. Quando parcial, geralmente é possível tratar de maneira conservadora. As roturas completas, embora não sejam obrigatoriamente de tratamento cirúrgico, constituem a principal causa de cirurgia no ombro (saiba mais).


Lesão proximal do bíceps:

Embora não faça parte do manguito rotador, o bíceps é uma estrutura anatomicamente próxima a ele e que pode causar os mesmos sintomas. Frequentemente ocorre associação dos problemas (saiba mais). Quando a lesão do bíceps ocorre na sua inserção, ela é chamada de lesão SLAP (saiba mais).


Tendinite calcária:

Nesse tipo de tendinite, ocorre um depósito de cálcio no interior do tendão. Os sintomas podem ser mais intensos que na tendinite comum, e o tratamento geralmente não é cirúrgico (saiba mais).


Doenças mais comuns

 

Existem algumas doenças que além de causar dor são caracterizadas por diminuir os movimentos do ombro. O exame físico detalhado é importante para o diagnóstico, não devendo o médico se basear somente nos exames de imagem. São elas:


Artrose do ombro, ou artrite:

Os sintomas costumam ser crônicos, geralmente existindo há anos. O paciente passa a ter dificuldade progressiva para atividades habituais, como se vestir ou pentear os cabelos. O tratamento inicial não é cirúrgico, mas pode ser necessária a realização de uma prótese do ombro (saiba mais).


Artropatia do manguito rotador:

Esse é um subtipo de artrose, causada por uma lesão grande e crônica do manguito rotador. Pode ser bastante incapacitante. Quando indicada a cirurgia, geralmente é realizada um tipo especial de prótese do ombro, a artroplastia reversa (saiba mais).


Capsulite adesiva, ou ombro congelado:

Essa doença é mais frequente em pacientes com diabetes ou hipotireoidismo. Numa fase inicial, ocorre apenas dor, sendo muito difícil diferenciar de um problema do manguito rotador. Com o passar dos meses, surge a limitação dos movimentos. Geralmente não é necessária cirurgia, mas a melhora completa pode demandar longo tratamento (saiba mais).


Dúvidas Frequentes


O que fazer para aliviar a dor no ombro?

Para aliviar a dor no ombro, medidas iniciais incluem repouso, aplicação de gelo ou calor, e uso de anti-inflamatórios não esteroides. A fisioterapia também pode ser indicada para melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos do ombro.


Quando a dor no ombro é preocupante?

A dor no ombro é preocupante quando é intensa, não melhora com medidas de autocuidado, limita significativamente os movimentos, ou é acompanhada por sintomas como deformidade e fraqueza muscular.


O que pode causar a dor no ombro?

Dor no ombro pode ser causada por diversas condições, como lesões do manguito rotador, bursites, tendinites, artrose, capsulite adesiva, lesão proximal do bíceps, tendinite calcárea entre outras condições.


Como diferenciar dor muscular de problemas mais graves no ombro?

Dores musculares são geralmente temporárias e melhoram com descanso e medidas simples. Problemas mais graves no ombro podem causar dor persistente, limitação de movimento, e não respondem a tratamentos simples.


É possível prevenir problemas no ombro?

Problemas no ombro podem ser prevenidos com exercícios de fortalecimento, manutenção de uma boa postura, e evitando movimentos repetitivos ou sobrecarga excessiva nas articulações.


Conclusão | Conheça o Dr. Eduardo Malavolta


A dor no ombro pode surgir de uma variedade de causas, cada uma
exigindo um entendimento cuidadoso e um plano de tratamento adequado. Se você está enfrentando dor no ombro ou deseja evitar problemas futuros nesta complexa articulação, eu posso ajudar.


Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especializado em Ombro e Cotovelo, e minha experiência como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HCFMUSP, bem como meu papel de Professor Livre-docente na FMUSP, me
proporcionam uma base sólida para o tratamento e prevenção de problemas ortopédicos.


Seja para uma consulta ou cirurgia, meu objetivo é restaurar a função e aliviar a dor, permitindo que você retorne às suas atividades diárias com conforto e confiança.
Visite meu site para mais informações e saiba como eu posso ajudá-lo a cuidar da saúde do seu ombro e cotovelo. 

Dor no Cotovelo
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no cotovelo e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Mais Posts
Share by: